SARNA................ OU VONTADE DE COÇAR??..............................

26-10-2011 22:23

 

A sarna é uma patologia originada pela presença de ácaros em grande número no animal. Pode estar generalizada por todo o corpo do animal ou localizada a uma determinada área

Os ácaros existem habitualmente na pele do animal e são organismos oportunistas, ou seja, desenvolvem-se quando o animal tem menos defesas. Daí ser mais frequente observarmos sarna em animais jovens ou animais debilitados ou imunossuprimidos por qualquer outra doença.

A sarna manifesta-se por:

  • falhas no pêlo ou mesmo peladas;
  • prurido intenso;
  • descamação da pele;
  • inflamação da pele com possível infecção, entre outros sintomas.

Existem vários tipos de sarna causadas por vários tipos de ácaros. Os ácaros alojam-se em profundidade na pele do animal, destruindo o folículo piloso, e para serem identificados é necessário proceder-se a uma raspagem de pele profunda. Nem sempre são fáceis de encontrar. Existem ainda ácaros que se alojam a nível do conduto auditivo do animal originando uma otite.

Ácaro Demodex


O tratamento da sarna passa por eliminar tanto os parasitas adultos como os ovos. Normalmente, são tratamentos algo morosos, de algumas semanas. A sarna é contagiosa, por isso se existirem vários animais perto de um contaminado deve ter atenção se exibem sintomas ou não. Pode também contaminar o humano. Aconselhe-se com o seu médico veterinário sob a melhor forma de tratamento.