Espinho-Petição porque morrem os golfinhos em Espinho? Será das redes ilegais?

14-03-2012 11:56


 
https://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N21926


 
Ativem as medidas necessárias a fim de se saber a razão da sucessiva morte de golfinhos em Espinho
 
 
Somos desde sempre um povo virado para os mares, sendo Espinho privilegiado, pois é banhado pelo Oceano Atlântico, apresentando lindas praias.

É nosso dever zelar pela conservação deste património que se considera único.

Nos últimos tempos têm aparecido golfinhos mortos nas nossas praias. Perante esta situação colocam-se questões para as quais pretendemos respostas: Porquê?
O que está acontecer?

Os Golfinhos são uma espécie protegida, encontrando-se algumas em vias de extinção.
As causas para as suas mortes divergem consoante as utilidades que lhes são atribuídas, no entanto é sabido que uma das maiores causas é a colocação indevida de redes de pescas, levando a que muitos destes mamíferos percam a vida.
São diversos os estudos científicos que comprovam a inteligência nestes seres, tendo sido já lhes atribuído o salvamento de muitos náufragos, revelando a sensibilidade que este animal apresenta.

Desta forma, apelamos às autoridades competentes que atuem rapidamente, no sentido de se esclarecerem as razões para as mortes sucessivas de golfinhos em Espinho.
Solicita-se à Câmara Municipal de Espinho, ao Sr. Presidente Dr. Joaquim José Pinto Moreira, ao Sr. Vereador Dr. Quirino Manuel Mesquita de Jesus, à Ministra da Agricultura, Ambiente, Mar e Ordenamento do Território Sra. Dra. Assunção Cristas, à Quercus Aveiro, Sr. Dr. Paulo Henrique Grilo Domingues e à Policia Marítima:

A presença de biólogos para estudarem a causa destas mortes;

A intervenção de todos os organismos e autoridades competentes para a punição destes atos.

Apelamos a todos os cidadãos que se façam ouvir, para juntos combatermos esta crueldade.

Estas mortes têm sido noticiadas na comunicação social, sendo um mau cartaz turístico que, certamente, levantará desconfianças naqueles que nos pretendem visitar.

Espinho é lindo mas pode ficar mais belo se cada um fizer a sua parte.

Sendo assim, os signatários que subscrevem este documento pedem que sejam acionados os meios necessários para que se compreenda de forma objetiva e concreta a razão para tal fato, sendo que é igualmente solicitado que a autarquia se empenhe no fim dessas mortes.