DESPARASITAÇÃO INTESTINAL-----------DESPARASITAR INTERNAMENTE

26-10-2011 22:19

 

Todos os animais de estimação devem ser desparasitados ao longo de toda a sua vida. Os parasitas intestinais facilmente vivem dentro do organismo do nosso cão ou do nosso gato, podendo provocar problemas mais ou menos graves, dependendo do tipo de parasita e do grau de infestação. O tipo de desparasitante deve ser aconselhado pelo seu médico veterinário assistente, em função do peso do animal e do seu estado de saúde.

Parasitas Intestinais

Habitualmente começamos por desparasitá-los por volta das 3 semanas de idade, tanto cachorros como gatinhos. Os animais mais jovens facilmente vêm parasitados e, por este motivo, é fundamental desparasitá-los segundo o esquema de desparasitação fornecido pelo seu veterinário assistente. Normalmente desparasitamos de 15 em 15 dias durante os dois primeiros meses de vida, seguindo-se uma desparasitação mensal até aos 6 meses de idade.

A partir dos 6 meses de idade a desparasitação deve ser efectuada uma, duas ou três vezes por ano, dependendo do ambiente onde o animal se encontra.

As fêmeas gestantes devem ser desparasitadas a partir do 1º mês de gestação. Após o parto, as fêmeas devem ser desparasitadas na mesma altura que as crias.

Todos os animais adquiridos recentemente devem ser de imediato desparasitados, sejam adoptados ou comprados, bebés, adultos ou geriátricos. Se houver mais animais na casa, estes também devem ser desparasitados para evitar contágios.

As desparasitações internas são tão importantes como as externas (prevenção de pulgas ou carraças) e devem ser realizadas periodicamente durante toda a vida do animal.